segunda-feira, 14 de abril de 2014

Da série "meus pitacos no linkedin" - o causo da Curva S

Mais uma vez me meti nas intermináveis (e saudáveis) discussões no grupo de gerenciamento de projetos do LinkedIn.
O assunto era a importância da curva S e do gráfico de Gantt para o acompanhamento do projeto. A discussão estava, mais uma vez, dividida entre os fãs das ferramentas e os "cascudos", que acham que gerenciar é muito mais que isto. Para não deixar dúvidas sobre o meu lado na briga, entrei logo com o pé por cima da bola, e tasquei lá;
- Esta discussão toda me lembrou um “causo” que aconteceu comigo há uns dez anos, mais ou menos. Um aluno metido a espertinho me fez a seguinte pergunta;
- “Mestre, na Petrobras vocês gerenciam projetos com MSProject?”
Eu lembro que estava muito mal humorado neste dia (acho que, na véspera, o Grêmio tinha perdido um jogo importante), e respondi na lata;
- “Não, a gente usa o cérebro!”.
É claro que imediatamente pedi desculpas pela grossura, mas o fato é que esta confusão que algumas pessoas fazem entre “ferramentas” e “gerenciamento de projetos” tem o dom de despertar o pior do meu mau humor.
Vemos isto todo dia até aqui no LinkedIn; poucas pessoas se habilitam a participar de discussões realmente relevantes, mas é só falar em “template” que aparece logo um monte de interessados. Infelizmente, tem muita gente boa que acredita que para ser um bom gerente de projetos o sujeito só precisa decorar o PMBoK e conhecer um monte de templates e aplicativos.
Falei tudo isto para dizer que o grande problema é achar que a curva S e o gráfico de Gantt vão resolver o seu problema de planejamento e monitoração do projeto. Sem chegar ao radicalismo do Finocchio (prá quem não conhece; Prof. José Finocchio, da FGV, uma das maiores autoridades brasileiras na área de GP), que diz que “são ilusões”, eu diria que são “imagens” que, de alguma forma, te ajudam a ter uma ideia de como está o projeto; mas a vida real, sem dúvida, é muito mais que isto.
Finalizando, e falando em futebol, como de hábito, eu diria que a curva S é como uma imagem do jogo na TV; por mais que a técnica evolua, e hoje a gente tenha HD, 3D, Realidade Virtual e o escambau, a verdadeira realidade do jogo só sabe quem está dentro do campo, sentindo a chuva, o sol, o vento, a grama, a batida da bola, a pressão da torcida, etc... Não existe ferramenta, nem template, nem software que passe isto para o espectador; então o jeito é mostrar as imagens.
Resumindo, ferramentas servem para te ajudar; mas quem ganha ou perde o jogo é quem está dentro do campo. E é aí que a vida começa a ficar complicada...
Abraços e sucesso para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário