terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Será que ninguém mais sabe fazer letra de música? (primeiro de uma série que promete ser longa)

Começando o ano, depois da visita indefectível de don Calavera (ver post anterior), este blog vai utilizar de sua imensa repercussão nacional e internacional para levantar uma bandeira; porque não se faz mais poesia como antigamente?
Conheço algumas teorias de mesa de bar que tentam buscar uma explicação, mas o fato é que a penca de grandes letristas que sempre foram a característica maior da boa MPB ou já morreu ou passou dos sessenta anos. E, como se sabe, a poesia e o humor fino são características exclusivas da raça humana, e ajudam a nos diferenciar dos chamados "animais irracionais" (denominação que, diga-se de passagem, nem sempre é muito justa. Vejam o comportamento das tais "torcidas organizadas" para comprovar que tenho uma boa dose de razão).
Mas, sem mais delongas, vamos ao primeiro vídeo de uam série que pretendemos que seja longa. Infelizmente, pouca gente sabe quem é Paulo Cesar Pinheiro (em compensação, Anitta e Michel Teló... pois é). Prá quem não sabe, compartilho este ótimo vídeo em que ele conta como compôs, com apenas 14 anos de idade, uma das maiores pérolas da história da MPB; Viagem. Obviamente que a música é cantada no final do vídeo.
O endereço é http://www.youtube.com/watch?v=QiX1_JObgqw.html. Se o link não funcionar, é só copiar e colar na barra de endereços que vai. E vale a pena, podem ficar certos.
Prometo que tem uma longa lista de "desconhecidos" vindo por aí; Luiz Vieira, Renato Teixeira, Vitor Martins... além dos conhecidos Chico Buarque, Vinícius, e outros.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário