Confúcio disse que há três maneiras de aprender; pela observação, pela reflexão e pelo sofrimento. E acrescentou que esta última pode levar à morte, antes do aprendizado. 
A pandemia do coronavirus pode ser um bom momento de observação, reflexão e aprendizado. 
É interessante ver que países como Coreia do Sul e Singapura tiveram sucesso no combate à pandemia não apenas por força de medidas logísticas, mas principalmente porque são povos disciplinados. 
O conceito mais amplo de disciplina significa algo totalmente diferente de obediência cega; é o momento em que a pessoa entende que os outros têm os mesmos direitos que ela, portanto a atitude correta é fazer o que é melhor para todos. No caso da epidemia, é fazer o possível para que o sofrimento do grupo seja o menor possível. Simples assim. 
No Brasil, o maior problema sempre foi este; não existe empatia, o brasileiro faz questão de dizer que o brasileiro não presta. Mesmo agora, num momento em que todos estamos sob ameaça e deveríamos nos unir, vejo gente torcendo para que o vírus contamine e mate todos os eleitores do adversário. 
Será que nem o sofrimento é capaz de nos ensinar alguma coisa?
Pensem nisso...
quinta-feira, 19 de março de 2020
Assinar:
Comentários (Atom)
 
